Relação entre condições socioeconômicas maternas e saúde infantil
As condições socioeconômicas da mãe exercem papel crucial na saúde infantil e no desenvolvimento infantil. No Brasil e no mundo, desigualdades socioeconômicas são evidentes e impactam diretamente indicadores de saúde entre crianças. Diversos estudos científicos mostram que mães com menor renda, baixo nível de educação e ocupações precárias apresentam maiores dificuldades para garantir uma boa saúde aos filhos.
O status socioeconômico materno influencia fatores determinantes, como o acesso a alimentação adequada, serviços de saúde e ambiente favorável, indispensáveis para o desenvolvimento infantil saudável. A saúde materna também é afetada por essas condições, formando um ciclo que afeta a criança desde a gestação.
Tópico para ler : Guia completo para reconhecer e gerenciar a hipertens£o durante a gravidez
Por exemplo, baixa escolaridade reduz o acesso a informações sobre cuidados essenciais e práticas preventivas. Já a renda limitada restringe o acesso a serviços médicos e alimentos nutritivos. A vulnerabilidade social aumenta o risco de doenças e atrasos no crescimento das crianças. Portanto, a atenção às condições socioeconômicas da mãe é fundamental para promover a saúde infantil e interromper ciclos de desigualdade.
Também ler : Quais são os riscos de não tratar problemas de saúde pré-existentes durante a gravidez?